quinta-feira, 10 de maio de 2012

Qual a melhor roupa para o Dress Code Empresarial?

A maneira de se vestir no trabalho é o cartão de visita da empresa e também o seu, pois além de tudo, diz muito sobre sua personalidade. Para não fazer feio, a primeira coisa a observar é qual o dress code da empresa e se a exigência na maneira de se vestir é formal ou informal. As empresas formais pedem trajes mais clássicos, como terninhos, roupas em alfaiataria, cores neutras e acessórios discretos.

Já com o dress code informal, é permitido o uso até de uma calça jeans, desde que seja de cor mais escura, sem detalhes, e de corte mais reto. Dica? Coloque um lenço de cor ou estampa mais alegre e alguns acessórios de destaque. Mesmo com essa “liberdade”, nem tudo é liberado, pois é justamente nesta hora que vem o erro. Atente-se sempre ao perfil da empresa, levando em consideração o bom senso e seu bom gosto. Vamos ver exemplos de dress code formal e informal.

No dress code formal (1) são exigidas algumas tonalidades discretas, comprimentos e caimentos mais retos. O estilo mais predominante nas empresas é tradicional (2), pois transmite uma imagem de seriedade, respeito, profissionalismo e honestidade. Já no look número 3, houve uma mistura de estilos, tradicional e elegante, que passa poder e autoridade.
Se o trabalho não exige tanta formalidade, mas uma postura mais série e elegante, você já pode adicionar um pouco mais de estilo, Sempre atenta à elegância que predomina, como nos looks abaixo.

No caso de dress code informal, o conforto já pode fazer parte do look, mas não exagere (você esta em um ambiente de trabalho, onde roupas decotadas, transparência, saias curtas e roupas muito justas não são permitidas).

Uma característica muito comum na maneira de se vestir está presente quando muitas vezes seu estilo pessoal não corresponde ao dress code da empresa. Por exemplo: Se você tem um estilo mais sexy e moderno, mas a empresa pede um estilo bem formal e com foco no tradicionalismo, por regra você precisa se vestir de acordo com as exigências da empresa e não da maneira que você se veste no dia a dia, para sair ou ir à happy hours.

Nenhum comentário:

Postar um comentário