quinta-feira, 6 de setembro de 2012

História Ray Ban

 

RAY-BAN

Desde 1937 uma coisa não sai de moda: os óculos RAY-BAN. Eles podem ser vistos nos rostos mais famosos e descolados do mundo. Seu formato oval e simples transforma a fisionomia de uma pessoal normal dando-lhe um ar moderno e jovial. Os óculos se tornaram um clássico da moda e fizeram história em cada geração que percorreu, transformando-se em sinônimo de independência, audácia e liberdade. Desde a sua criação até os dias de hoje, as releituras dos seus modelos agradaram a todos os estilos, agregando características como masculinidade, feminilidade, modernidade e elegância. De Matthew McConaughey e Penelope Cruz à Tom Cruise e Alyssa Milano, os óculos caíram no gosto das celebridades.
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A história Sua origem data da década de 20, quando a indústria de aviação crescia rapidamente e os países ricos investiam maciçamente no desenvolvimento de aviões para fins militares. As aeronaves eram cada vez mais modernas para a época, mas os pilotos sofriam com a intensa claridade acima das nuvens, que ofuscava os olhos e causava perigosas distorções visuais. Foi então que John MacCready, um general da Força Aérea dos Estados Unidos, fez uma encomenda para a Bausch & Lomb, empresa óptica americana fundada em 1849 por J.J. Bausch e H. Lomb: produzir uma proteção ocular para os seus pilotos de caça, que enfrentavam sérios problemas de visibilidade em virtude dos raios UV. A empresa resolveu assumir o desafio, e depois de dez anos de pesquisas intensas, apresentou, inspirados nas primeiras máscaras criadas para pilotos de avião no início do século passado, os óculos Anti-Glare Aviator, munidos de lentes verdes de cristal especial com armações que pesavam apenas 150 gramas, que refletiam e bloqueavam um alto porcentual da luz visível e também dos raios ultravioleta e infravermelho. Esses óculos rapidamente passaram a fazer parte dos acessórios básicos dos militares americanos. Somente em 1937 a novidade ganhou o nome de RAY-BAN e começou a ser comercializada em sua versão civil, batizada de Ray-Ban Aviator, com lentes verde-escuras e armação dourada. Os óculos foram batizados com esse nome, pois reduziam a incidência de raios UV nos olhos, ou seja, baniam os raios (em inglês Ray-Banner).
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A escolha do público-alvo não foi problema: homens com estilo esportivo, amantes da vida ao ar livre e pilotos de automóveis, que logo se identificaram com a imagem dos óculos que remetiam a força e coragem. Simples, os óculos eram confortáveis para os olhos e rosto, oferecendo uma visão ampla. Inicialmente, combinavam perfeitamente com o jeito viril dos homens da época, mas, com o passar do tempo, assumiu versões diferentes, agradando aos variados estilos de cada geração. E lançando modelos femininos, tão bem-sucedidos quanto os esportivos masculinos. Nos anos 40 surgiram os óculos com lentes degradê espelhadas. Na década de 50 o produto foi posicionado junto ao público não somente como um fator de proteção para os olhos, mas também como símbolo de estilo e bom gosto, tornando-se um acessório fashion indispensável. Os óculos ganharam formas grandes, únicas e coloridas, além de muitas linhas e coleções diferentes, como em 1951, quando a pedido específico da Marinha dos Estados Unidos, a marca desenvolveu as lentes cinza N-15. Em 1952 a empresa lançou um de seus modelos de maior sucesso: O Ray-Ban Wayfarer. Este modelo se tornou popular entre os artistas, especialmente após terem sido usados pela atriz Audrey Hepburn, em 1961 no clássico filme “A Bonequinha de Luxo”. No final desta década, em 1958, pela primeira vez, o catálogo da marca incluiu duas páginas de armações de plástico destinadas às mulheres, oferecendo assim uma maior variedade de produtos. Além disso, novos temas, cores e até mesmo strass foram usados para criar óculos cada vez mais criativos que acompanhavam a moda do momento.
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Na década seguinte seu estilo se tornou muito popular junto ao público jovem e entre grandes estrelas do rock, como Lou Reed e Bob Dylan, e estrelas do cinema, principalmente em Hollywood, quando a grife marcou presença em diversos filmes, como The Blues Brothers (Irmãos Cara de Pau), Top Gun (Ases Indomáveis) e, mais recentemente, Men in Black (Os homens de Preto). Também nesta década, a Ray-Ban apresentou os primeiros óculos com lentes resistentes ao impacto. Nos anos 70, como muitos outros modelos meio esquecidos, voltou às vitrines das ópticas com força revigorada. Milhares de pessoas aderiram à febre das “releituras” e loucas combinações – era o tempo em que tudo passou a ser permitido, após a queda das grandes grifes européias. Outra novidade foi o início da produção de óculos de receituário. Além disso, foram introduzidos os óculos concebidos para alpinistas, que precisavam de boa proteção contra os raios solares e o vento. Estes óculos dispunham de lentes espelhadas, destinadas a proteger os olhos do brilho refletido pela neve e apresentavam também proteções laterais de couro, que proporcionavam uma maior proteção contra os raios solares. Em 1999, a Ray-Ban foi vendida para a empresa italiana Luxxotica por US$ 640 milhões.
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- A marca ingressou no novo século com vários lançamentos como: a coleção Ray-Ban Junior para crianças de 8 a 12 anos, introduzida no mercado em 2003 com o slogan “My first Ray-Ban” (O meu primeiro Ray-Ban); e os óculos com armações especialmente feitas para lentes de grau. A marca também está ligada intimamente ao esporte, especialmente ao automobilismo, onde desde 2005 é patrocinadora da equipe Honda de Fórmula 1. Uma das novidades mais recentes da marca são as lentes polarizadas, que anulam todos os reflexos horizontais e proporcionam três níveis de proteção: filtro de proteção que resguarda 100% das radiações UV e elimina grande parte da luz azul nociva; tratamento anti-reflexo, que filtra o reflexo indireto em relação às lentes; e tratamento de proteção hidrófobo, uma película especial que cobre externamente toda a lente e a protege da água e das substâncias oleosas. - -
Além disso, inovou ao introduzir uma linha de óculos que vinha com canetas especiais para colorir a armação branca, denominada Colorize Kit; e, em 2010, juntamente com uma edição limitada do clássico modelo Aviator (cuja haste tem gravado em seu interior “Limited Edition” e vendido em um estojo vermelho de couro), a marca lançou seis emocionantes novas recriações de seu eterno estilo: Titanium (em titânio inteiramente polido), Craft (barra superior e ponteiras das hastes revestidas em couro macio costurado à mão), Metal Glide (cores brilhantes e lentes tom sobre tom), Ultra Gold (armação toda banhada a ouro 22K e novas lentes P3 que refletem ainda mais a qualidade e a tecnologia do clássico modelo), Road Spirit (nova e criativa aparência com detalhes que lhe conferem um visual mais jovem) e Tech (armação em fibra de carbono).
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- - Os modelos Durante toda sua história a marca Ray-Ban lançou modelos que se tornaram verdadeiros sucessos de mercado e ditaram tendências no mundo da moda. Entre eles, além dos clássicos AVIATOR e WAYFARER (com armações plásticas), estão:
SHOOTER (1938): óculos com lentes amarelas e armações mais grossas e largas, para uso em condições de neblina ou nevoeiro.
SMALL METAL: versão reduzida e colorida do tradicional Aviator.
OUTDOORSMAN (1938): com armação de metal e muito semelhante ao modelo Shooter. Originalmente chamado de “Skeet Glass” foi especificamente projetado para grupos de usuários específicos, tais como entusiastas de caça, tiro e pesca.
CARAVAN (1957): com armações de metal e lentes retangulares.
SMART SET (1958): modelo que apresentava “asas” coloridas.
GRADIENT SILVER MIRROR: com lentes espelhadas em degrade.
SKI & SPORTS COLLECTION: coleção composta por dois modelos de óculos e lentes para prática de esportes na neve como esqui e montanhismo, introduzida na década de 60.
BALORAMA (1967): com um design mais esportivo e super resistente.
AMBERMATIC (1974): que possibilitava a troca de lentes para adequar-se as mais diferentes condições climáticas.
NATURALS (1979): coleção feminina composta por sete modelos diferentes.
WINGS: um modelo unissex definido como aerodinâmico e revolucionário, introduzido nos anos 80.
CLUBMASTER (1986): com armações meia-lua, inspirado no modelo em acetato dos anos 50 e inicialmente disponível na estampa preta e de tartaruga. Recentemente a série foi relançada com seis novas opções de cores e estampas.
STREET NEAT: modelo semelhante ao WINGS com cores mais vivas e brilhantes.
DiamondHard Scratch-Protection: inovador sistema com uma película que recobre a lente tornando-a dez vezes mais resistente.
- - - Campanhas que fizeram história Em 2006 a Ray-Ban lançou em mais de 20 países sua nova campanha publicitária intitulada “Never Hide” (em tradução livre “Nunca se esconda”), composta por fotografias em preto em branco de pessoas comuns em cenas cotidianas. O novo slogan propunha que as pessoas tivessem a coragem de serem elas mesmas e mostrassem sua personalidade, sem se esconderem. A campanha foi apresentada com grande impacto, por meio de uma ação inédita: rostos de seus consumidores foram colocados nos telões no ponto mais central de Nova Iorque, na badalada Times Square. Pessoas de todas as partes do mundo puderam enviar fotos usando óculos Ray-Ban por meio de seu site na Internet, e após uma seleção, cada imagem era exibida por 15 segundos nos 12 telões eletrônicos posicionados em Times Square. Desde então, fotografias de todas as imagens selecionadas e projetadas estão disponíveis para download no endereço eletrônico da marca. - -- Os slogans
2003: Me and my Ray-Ban. (Eu e meu Ray-Ban).
2004: Empower your vision. (Dê poder à sua visão)
2005: Change your VIEW. (algo como “mude ou transforme a sua visão ou concepção”)
2006: Never Hide. (algo como “nunca se esconda”)
Brasil:
Não siga tendência, siga seu estilo.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos ● Lançamento: 1937 ● Criador: Bausch & Lomb
● Sede mundial:
Milão, Itália ● Proprietário da marca: Luxxotica Group S.p.a ● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman :
Leonardo Del Vecchio ● CEO: Andrea Guerra ● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
130 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 60.000 (Luxxotica Group)
● Segmento:
Produtos ópticos ● Principais produtos: Óculos para sol e armações de receituário
● Ícones: O formato redondo de seus óculos
● Slogan:
Never Hide. ● Website: www.ray-ban.com
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A marca no mundo
A marca, que pertence ao grupo italiano Luxottica, vende seus produtos masculinos, femininos e até mesmo para crianças, em mais de 130 países ao redor do mundo. Hoje a grife é marcada por modelos confortáveis, com caimento perfeito, e inspira, cada vez mais, as coleções modernas, que faturam mais de US$ 1.3 bilhões anualmente.
- Você sabia? Os óculos Ray-Ban são inspecionados cerca de 20 vezes durante o processo de produção, passando por inúmeros testes para certificação de que as lentes realmente absorvam aproximadamente 65% dos raios solares.
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- As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas); revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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